
Sala da Memória Para Corpo Radial (2020) – Dinis Santos/ Galeria Municipal do Porto
Reflexo de Adorar é um programa de criação e investigação artística que iniciámos em 2024, com o propósito de darmos continuidade à nossa prática enquanto dupla, um trabalho permeável ao cruzamento disciplinar, que envolve a experimentação com diferentes técnicas e domínios, tais como desenho, pintura, serigrafia, filme digital e analógico, fotografia, edição de imagem, manipulação de som, criação de estruturas autoportantes e o pensamento da espacialização das diversas matérias e objectos artísticos.
Partimos de uma compilação de materiais e imagens que se relacionam com ideias de veneração, culto, adoração, amor, devoção e prazer, em diversos contextos da história da arte, da mitologia e da cultura contemporânea, para pensarmos a nossa interacção com o espaço real e virtual, que se desdobra num infinito jogo de reflexos. Durante o processo de criação, temos vindo a dar continuidade à nossa investigação teórica sobre a cor, à utilização de técnicas de velatura, espelhos e aberturas na pintura para a criação de imagens.
Ao mesmo tempo, Reflexo de Adorar surge na continuidade de pesquisas e pensamentos transversais a projectos anteriores, pelo interesse em desenvolvermos um diálogo entre o biológico, o vernacular e o cultural. Nesse âmbito, temos constituído um corpo de trabalho que procura dar expressão a experiências de dimensão sensível através de práticas artísticas para pensar ideias de culto ou adoração. Interessa-nos também documentar, realizar filmes e fazer recolhas sonoras de campo, de práticas que se relacionem com, ou que nos informem sobre, diferentes formas de adoração.
Neste projecto, o desenho em recorte de luz ou a imagem projectada, fixa ou em movimento, são igualmente elementares na passagem do espaço bidimensional para o tridimensional, permitindo estabelecer uma relação de proximidade com um espaço de ficção e a criação de multiversos. A seda é aqui usada como suporte pela sua flexibilidade visual e táctil, pela capacidade de ser tingida, pintada e esticada, possibilitando ainda sobreposições de planos e trabalho de profundidade, prolongando processos e reflexões presentes em obras anteriores, como Sala da Memória para Corpo Radial, em que a seda surge como matéria construtiva central. O efeito de velatura parece dar corpo a uma sensação de prazer, e a translucência cria jogos de multiplicação e continuidade que conduzem a uma impressão de mistério.

Adoração do Sol (2025) – Dinis Santos/ Galeria Municipal do Porto
Reflexo de Adorar é um projeto de criação que contempla o desenvolvimento de duas residências de criação, a realização de três momentos expositivos, bem como uma edição de artista e uma publicação.
Entre julho e novembro de 2025 teve lugar a residência artística desenvolvida no espaço Dia Lunar, em Gaia, que serviu de preparação para a exposição Estado de Espírito, patente na Galeria Municipal do Porto até ao dia 22 de fevereiro de 2026. Em Lisboa, o projeto será desenvolvido com o apoio da Fundação Arpad Szenes–Vieira da Silva, estando prevista uma residência de criação na Casa-Atelier Vieira da Silva. A exposição integrará o ciclo expositivo da Fundação, com início em maio de 2026.
Este projeto conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Direção-Geral das Artes.
